Notas de Corte SISU 2020: Como Funciona? Simulador GRÁTIS

Fez o ENEM e quer saber qual a nota mínima para conseguir ingressar em uma universidade? Nesse post você vai saber todas as informações necessárias e tudo sobre as notas de corte SISU 2020. Para entender melhor como funciona e conseguir fazer sua simulação de forma gratuita, veja a seguir tudo sobre as notas de corte SISU 2020.

Notas de Corte SISU 2020
Notas de Corte SISU 2020

Notas de corte SISU 2020

As notas de corte SISU 2020 são as mínimas notas que o aluno precisa tirar para conseguir ingressar em um curso. Essa média é feita para que possa haver um forma de selecionar, então, por exemplo, sem foram disponibilizadas 100 vagas em um curso, os cem alunos com as maiores notas que se inscreverem serão os selecionados.

A nota de corte fica como a nota do último aluno que conseguiu a vaga, ou seja, para o exemplo acima seria o aluno de número 100. Se a nota deve tiver sido 500 pontos, a nota de corte para esse curso será 500, bem simples de entender.

✓ Saiba como participar do Educa Mais Brasil 2020

As notas de corte dos anos anteriores, servem como um parâmetro para que os alunos possam ter uma noção do quanto precisam tirar para conseguir uma vaga para o tão sonhado curso, lembrando que trata-se apenas de uma estimativa, levando em consideração que essas notas oscilam bastante de um ano para outro.


Como funciona as notas de corte SISU 2020

Quando o resultado do ENEM é liberado, os alunos precisam entrar no site do Sistema de Seleção Unificada para fazerem as inscrições. O SISU é o sistema tecnológico que os alunos conseguem se candidatar aos cursos e que as universidade podem cadastrar suas vagas.

No período das inscrições do SISU, os alunos podem ver diariamente a nota de corte 2020 do curso que está concorrendo a vaga, para saber da possibilidade ou não se conseguir entrar na instituição.

Se a nota do aluno estiver muito distante da nota de corte, durante o período de inscrição, é possível mudar várias vezes de curso. Ficará como a opção final o último curso que tiver cadastrado no final das inscrições.

Notas de Corte


Simulador Grátis Nota de Corte 2020

Existem vários simuladores possíveis para ver se o aluno consegue, com base nas médias dos anos anteriores, ingressar em alguma universidade e qual.

✓ Participe também dos programas:

Em 2019 o próprio site do SISU, criou seu simulador grátis, de simples manuseio, o aluno precisa seguir os passos para conseguir realizar a consulta.

Segundo o site UOL, o simulador informa os seguintes dados:

Além das notas do Enem, os estudantes podem indicar a região ou estado onde está localizada a instituição pretendida, os cursos e se pretendem concorrer pela ampla concorrência ou sistema de cotas. Nas instituições federais, metade das vagas é reservada para quem estudou todo o ensino médio em escolas públicas.

No simulador ainda é possível fornecer alguns filtros para uma pesquisa mais específica:

  • Modalidade (notas da ampla concorrência ou pela Lei Federal de Cotas)
  • Regiões do Brasil
  • Turno (integral, matutino, noturno ou vespertino)
  • Nome da carreira
  • Estado brasileiro


Simulador Nota de Corte 2020

Para conseguir fazer a sua simulação é bem simples, basta seguir o passo a passo, veja:

  • Entre no site do SISU e faça o download do programa ou clique aqui,  só é possível ter acesso as informações baixando o programa;
  • Informe as notas obtidas em todas as áreas: ciência da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e a nota da redação;
  • Veja na última coluna a “nota mínima para ingressar”, essa é a nota mínima que o aluno precisa tirar para conseguir ingressar no curso.

 

É preciso lembrar que essa é uma média, tendo em vista que as notas variam anualmente.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 7

Notas de Corte SISU 2020: Como Funciona? Simulador GRÁTIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *